5 erros de gestão que impactam no financeiro da sua clínica médica
5 erros de gestão que impactam no financeiro da sua clínica médica
Toda empresa precisa ter cuidados com a saúde financeira do negócio, e isso não seria diferente em uma clínica médica.
Muitos profissionais da área da saúde decidem ter seu próprio espaço para realizar o atendimento aos pacientes, mas muitas vezes por não terem conhecimento ou experiência nas questões administrativas não conseguem conduzir o negócio de forma sustentável.
Por isso, neste artigo iremos falar sobre cinco erros de gestão que impactam diretamente no financeiro das clínicas médicas que podem ser evitados se o gerenciamento for feito de maneira correta.
Quer saber mais? Continue a leitura a seguir!
1.Falta de orçamento e cotação
Uma das coisas mais importantes de se fazer nas clínicas médicas é a cotação dos insumos que são necessários para realizar os atendimentos e entender qual é orçamento, ou seja, saber o quanto pode ser gasto.
É necessário contar com bons fornecedores e isso inclui em obter o melhor custo-benefício para a clínica. Portanto, orçamento e cotação são essenciais para uma boa saúde financeira.
2.Não controlar fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um recurso que ajuda acompanhar a situação financeira de uma empresa. Deste modo é preciso dedicar atenção a essa ferramenta, porque ele apresenta informações importante sobre o dinheiro, contribui com o controle das despesas, ajuda a tomar decisões e a ter um planejamento estratégico de investimentos.
3.Glosa médica
Muitas glosas médicas acontecem devido aos erros na hora do preenchimento dos documentos que são enviados ao convênio e isso, consequentemente, resulta em prejuízo às clínicas.
Por isso é muito importante ter atenção no momento de preencher planilhas e formulários, o ideal neste momento é fazer a digitalização desses processos para que os erros sejam diminuídos.
4.Não investir em sistema de gestão
Um dos maiores erros é a falta de investimento em sistemas gestão. A adoção desse tipo de ferramenta contribui em diversos fatores: na otimização dos processos, evitando assim os erros e também ajuda a entender de forma mais ampla a situação financeira da empresa por meio de relatórios que apresentam indicadores relacionados a finanças.
5.Focar em metas e deixar a desejar no atendimento
Algumas clínicas trabalham com metas de atendimento, no entanto, isso não pode, em hipótese alguma, interferir na qualidade do serviço prestado. Pois, se isso acontecer, os pacientes não irão voltar e podem fazer avaliações negativas sobre o estabelecimento, o que é extremamente prejudicial aos negócios.
Pacientes que ficam satisfeitos com os serviços não apenas voltam para a clínica quando precisam de algum procedimento, mas também indicam os serviços para outras pessoas. E esses fatores com certeza impactam na saúde financeira do estabelecimento.
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