Equipe multidisciplinar hospitalar: como alcançar melhores resultados no atendimento ao paciente
Equipe multidisciplinar hospitalar: como alcançar melhores resultados no atendimento ao paciente
Ter uma equipe multidisciplinar ajuda a oferecer um atendimento de alta qualidade para os pacientes, pois, ao contar com profissionais de especialidades diferentes, como médicos, anestesiologistas, nutricionistas, enfermeiros, técnicos, entre outros, é possível contribuir para melhor performance e serviço individualizado para quem necessita de cuidados.
Como funciona uma equipe multidisciplinar na saúde?
Quando existe a possibilidade de uma equipe multidisciplinar trabalhar em conjunto, cada profissional pode contribuir com a sua percepção sobre o quadro do paciente, dando uma análise especifica que pode agregar na escolha de terapias e procedimentos mais adequados.
Portanto, quanto mais diversificada for as especialidades dos profissionais que compõem a equipe, mais detalhes os médicos terão para tomar uma decisão sobre a condição do paciente, melhorando assim, a qualidade e até mesmo a otimização dos processos.
Além disso, ao contar com uma equipe multidisciplinar, a clínica ou hospital, consegue alinhar conhecimento técnico e trabalhar o atendimento humanizado de forma muito mais assertiva.
Esses aspectos são muito importantes para a gestão da instituição, pois ajuda na tomada de decisão dos gestores, potencializa a produtividade, incentiva o compartilhamento de conhecimento e agrega valor à organização.
Gestão de equipe multidisciplinar no hospital
A equipe multidisciplinar na área da saúde pode trazer diversas vantagens, no entanto, a gestão da mesma também deve ser precisa, portanto, alguns critérios são importantes, como:
Estabelecer prioridades
Nem todo paciente precisa de uma equipe multidisciplinar à sua disposição, deste modo, é preciso estabelecer uma prioridade clínica, como quadro de pessoas com comorbidades graves, por exemplo.
É importante também compreender que cada paciente é um caso, então a equipe deve ser flexível, pois as pessoas precisam de especialidades diferentes para ter um atendimento completo.
Oferecer tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada de tratamentos, sendo assim, é preciso contar com equipamentos tecnológicos que ofereçam mais facilidade para os profissionais, e não se trata apenas de aparelhos modernos para realização de procedimentos, mas também de um sistema informatizado que possua todas as informações necessárias para os médicos durante o atendimento.
Dados como histórico, remédios utilizados e receitados por especialistas, dietas, entre outras coisas, precisam ser alinhadas e com a tecnologia é possível fazer isso sem burocracia.
Demandar responsabilidades
Como uma equipe multidisciplinar conta com profissionais de diversas áreas, é preciso estabelecer limite sobre a atuação de cada um. É importante que os gestores formalizarem as responsabilidades e façam demarcações sobre o trabalho dos especialistas, atribuindo as demandas adequadamente.
--
Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o blog da CorCenter para mais leituras sobre gestão na área da saúde.