Home care: saiba mais sobre o serviço de assistência domiciliar
Home care: saiba mais sobre o serviço de assistência domiciliar
É comum que as pessoas, de um modo geral, tenham dúvidas sobre o home care, afinal, a realização dessa prática requer atenção e cuidados em torno da instalação de toda a estrutura e formação da equipe que irá cuidar do paciente.
O home care oferece diversas vantagens, pois possibilita que o enfermo não permaneça no ambiente hospitalar e tenha um maior conforto estando próximo à família. No entanto, a rotina de cuidados continua a mesma para que assistência seja completa e satisfatória.
Quando o home care é indicado?
O home care é indicado para todo paciente que possui uma condição clínica estável e consiga ter o auxílio devido em casa.
As pessoas que têm esse tipo de assistência, normalmente, possuem alguma dificuldade de mobilidade ou receberam alta do hospital, mas precisam ter acompanhamento domiciliar.
A equipe que compõe o home care pode ter profissionais da área da saúde com diferentes especialidades, além disso, um time multidisciplinar ajuda a levar a qualidade do serviço. Médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos podem fazer parte do atendimento domiciliar.
Home care e cuidador: quais as diferenças?
Embora os dois termos estejam relacionados a assistência domiciliar, são conceitos diferentes.
É importante frisar que no home care os profissionais são habilitados para realizar procedimentos básicos relacionados a fisioterapia, apoio emocional, monitoramento da terapia utilizada, administração de fármacos, entre outras atividades relativas à rotina de saúde do paciente.
Já o cuidador também pode fornecer as medicações corretas e deve manter a higiene, segurança, bem-estar e cuidar da alimentação do paciente que, na maioria das vezes, se trata de um idoso. Entretanto, não pode realizar procedimentos que devem ser orientados pelo especialista responsável, deste modo, não pode receitar remédios, indicar terapia, mudança de alimentação ou coisas do gênero.
E o cuidador também pode fazer parte da equipe de home care para oferecer o suporte necessário dentro do esquema de cuidados que o paciente deve ter.
Exames que podem ser realizados no home care
Muitas pessoas pensam que mesmo no home care, os pacientes devem ser levados a hospitais e clínicas para realizar alguns procedimentos que pareçam mais complexos, como a realização de exames.
No entanto, no serviço de atendimento médico domiciliar também é possível ter acesso a alguns serviços afim de trazer maior comodidade aos pacientes. Coleta de sangue para análises laboratoriais, eletrocardiograma, MAPA, holter, eletroencefalograma, espirometria, entre outros.
Entendemos nesse artigo que é possível, sim, fazer o atendimento domiciliar desde que os profissionais adequados sejam designados à tarefa e possuam a estrutura necessária para realização dos serviços.
Quer ler mais sobre assuntos relacionados a área da saúde? Continue acompanhando o blog e navegue pelo nosso site para saber como podemos contribuir com um home care de melhor qualidade com os nossos produtos hospitalares.