Importância do controle de equipamentos hospitalares
Importância do controle de equipamentos hospitalares
A gestão de equipamentos hospitalares é muito importante para que os serviços de saúde sejam conduzidos e executados de maneira correta. Esse processo envolve planejamento e organização, além do envolvimento dos profissionais de saúde, especialmente da equipe de enfermagem, que lida frequentemente com aparelhos médicos.
Um controle de equipamentos hospitalares considerado satisfatório permite que a instituição de saúde ofereça infraestrutura de qualidade aos pacientes, possibilitando maior conforto e até mesmo um atendimento mais humanizado.
Erros que o controle de equipamentos evita
Hospitais, clínicas e outras instituições de saúde são, por si só, muito complexas de serem gerenciadas e quando os processos são negligenciados, diversas consequências negativas podem ocorrer, como por exemplo:
Equipamentos e materiais insuficientes
A falta de controle de equipamentos hospitalares e de materiais médicos podem acarretar diversos problemas que impactam diretamente na qualidade do atendimento prestado aos pacientes.
Além disso, um controle de equipamentos ineficiente também acarreta a falta de manutenção, que resulta em aparelhos inoperantes. Para evitar isso, é preciso estar sempre de atento a rotina da instituição para que assim as necessidades da mesma sejam atendidas.
Má qualidade
Equipamentos quem não possuem qualidade comprovada podem gerar uma série de custos extras aos hospitais. Fornecedores precisam ser escolhidos a dedo e eles devem oferecer suporte de forma adequada.
Portanto, nem sempre o mais barato é o caminho adequado. Uma gestão assertiva busca o melhor custo-benefício, ou seja, deve aliar bom preço e qualidade do material.
Falta de engajamento dos profissionais na gestão de equipamentos
Uma das melhores maneiras de ter uma gestão de controle de equipamentos eficiente é envolvendo os profissionais que manuseiam os aparelhos. Eles também são responsáveis pela escola de materiais, pelo armazenamento e cuidado na hora do uso.
Levar em consideração as necessidades e avaliação dos profissionais na hora da compra de um novo aparelho é importante, pois esses equipamentos são instrumentos de trabalho dos mesmos, portanto, devem oferecer eficiência.
Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o blog para mais leituras sobre gestão em hospitais. Além disso, navegue em nosso e-commerce e veja os melhores produtos do mercado para área da saúde.